Isolamento x absorção acústica: qual a diferença? - Kiplaca
16035
post-template-default,single,single-post,postid-16035,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Isolamento x absorção acústica: qual a diferença?

isolamento-acustico-kiplaca

Isolamento x absorção acústica: qual a diferença?

O tratamento acústico de um ambiente é fundamental em algumas situações, como empresas, cinema e sala de televisão. Ele pode ser feito de duas maneiras: através da absorção do som ou do isolamento do som. Mas o que difere um do outro, afinal?

O que é Isolamento Acústico?

Como o nome diz, é uma técnica que isola o som, não permitindo que ele entre ou saia do ambiente. O processo é feito com a quebra da onda sonora através do uso de alguns materiais.

Como fazer?

No caso do drywall, é feita a combinação de material “duro” com material poroso, ou seja, a placa de drywall com a lã de vidro entre as placas. Além disso, é usada a banda acústica, que funciona como uma “fita de isolamento” feita de espuma de polietileno autoadesiva.

A banda é usada em guias e montantes no perímetro da parede onde há contato com a estrutura, no momento da montagem e aumenta em até 4 decibéis o desempenho acústico.

Ex: salas de reunião e auditórios.

O que é Absorção Acústica?

Neste caso, o som é absorvido dentro do ambiente, não permitindo nenhum tipo de barulho interno nem a reverberação das ondas sonoras.

Como fazer?

Aqui também é usada a lã de vidro, em alguns casos mantas e espumas acústicas. A base para a construção das paredes é a mesma, de fora para dento, sendo placa de drywall, estrutura de ferro e a lã de vidro. O que muda é a necessidade do consumidor e a quantidade de decibéis que ele quer que passe ou não pela parede. Quanto menos decibéis ele quiser que passe, maior será a espessura da parede. Pode aumentar o número de placas, a quantidade de lã e etc, varia de acordo com cada situação.

Ex: cinema, teatro e restaurantes.

Percebe que, mesmo parecendo a mesma coisa, ambas têm funções diferentes? Sabendo disso, fica mais fácil escolher qual é a ideal para cada situação! 😉