Produtividade: 10 dicas para otimizar sua vida - Kiplaca
16008
post-template-default,single,single-post,postid-16008,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Produtividade: 10 dicas para otimizar sua vida

produtividade-otimização-tempo

Produtividade: 10 dicas para otimizar sua vida

Uma das reclamações mais constantes da atualidade é: eu não tenho tempo. As pessoas vivem “na correria”, com muito mais coisas para fazer em um período muito menor. Como as noções de tempo e espaço se perderam com a internet e globalização, o ser humano precisou aprender a acompanhar essa aceleração se quisesse competir no mercado de trabalho. Tempo é sinônimo de luxo, dinheiro. Quanto mais se faz em menos tempo, melhor. Mas como manter a produtividade em meio a correria? Como não comprometer a qualidade no trabalho? Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de produtividade para quem quer tempo (mesmo não tendo):

1. Bloqueie distrações

Mantenha o celular longe de você. Caso use o aparelho para trabalho, o ideal é ter um celular profissional, apenas para seu negócio. Ele ajuda a evitar ligações ou mensagens pessoais, não possui aplicativos distrativos e só será utilizado em caso de urgência, realmente referente ao trabalho.

2. Divida a semana em blocos de tempo

Durante o fim de semana, planeje toda a semana. Anote tudo de pessoal e profissional que precisa ser feito e quais os horários disponíveis. Separe o que é prioridade, o que pode ser feito em paralelo, o que demanda mais ou menos tempo, o que você depende de outras pessoas para fazer e etc.

3. Esvazie a cabeça

Escrever é uma ótima maneira de organizar mentes bagunçadas e cheias de informação. Colocar no papel ajuda a visualizar o que você está pensando e entender, com clareza, o que é real e o que é imaginação ou apenas ansiedade.

4. Encontre seu pico de produtividade

Faça testes e perceba qual período do dia você produz mais. Isso vai te ajudar a organizar seus projetos e deixar para fazer o que exige mais de você no seu pico de produtividade (quando possível).

5. Se prepara no dia anterior

Além do planejamento semanal, faça o planejamento diário, também, um dia antes. Imprevistos acontecem, por isso às vezes é necessário fazer alguma atualização no

cronograma. Além disso, o planejamento diário pode ser mais detalhado, com tudo que será feito, horário e tempo de duração de cada atividade.

6. Se levar menos de 10 minutos faça agora

Isso evita procrastinação e o acúmulo de pequenas tarefas de 10 minutos, que acabam tomando horas do seu trabalho depois. Se for rápido, faça agora.

7. Crie prazos

Tenha uma agenda, virtual ou física, estabeleça prazos e metas. Visualize quantos dias tem para produzir e divida o que consegue fazer em cada um deles, para que tudo seja cumprido a tempo.

8. Registre seu tempo

Muitas vezes, você faz atividades no dia a dia de modo automático e não sabe quanto tempo elas demandam. Entender quanto tempo você demora para fazer cada coisa, te ajuda na hora de se planejar e estipular prazos reais.

9. Crie metas semanais

A melhor maneira de usar bem seu tempo é entender exatamente como vai gastá-lo. Estabeleça metas semanais e se organize para cumpri-las. Metas a curto prazo ajudam a se organizar melhor.

10. Liste o que não vai fazer

Faça uma lista de vícios e hábitos que te atrapalham de alcançar seus objetivos, que desperdiçam seu tempo e mente. Estabeleça o que não será feito, para conseguir visualizar o que realmente é preciso ser feito.

Com essas dicas, você vai perceber como sua vida vai ficar mais produtiva e seu tempo otimizado. Você vai realmente fazer mais em menos tempo, mas de uma forma mais saudável, produtiva e organizada. 😉